Programas da SEMEC

Programa da Alfabetização na Idade Certa – PAIC - É um programa desenvolvido no âmbito de Estado do Ceará com o objetivo de garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças de 6 e 7 anos da rede pública de ensino.
Eixos do Programa:
Gestão
  • ·Fortalecimento institucional dos sistemas municipais de ensino;
  • ·Formação gerencial da equipe técnica da Secretaria municipal de Educação;
Educação Infantil  
  • ·Incentivo a universalização do atendimento de criança de 4 e 5 anos em pré –escola e ampliações de atendimento de 0 a 3 anos em creches.
Alfabetização
  • ·Assessoria Pedagógica para formação continuada dos professores alfabetizadores.
Formação do Leitor
  • ·Criação ou revitalização de acervos de literatura infantil em cada sala de aula.
  • ·Criação de ambientes de leitura, capazes de aumentar o interesse das crianças pelos livros - clube do leitor.
Avaliação externa
  • ·Desenvolvimento de sistemas municipais de avaliação das séries iniciais do Ensino Fundamental capazes de fortalecer uma cultura de gestão baseada na análise de indicadores e nos resultados de aprendizagem dos alunos. 
Programa Agrinho - É um programa capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e jovens rurais do ensino público fundamental, executado pelo SENAR. O programa tem como principal objetivo proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes quanto à preservação ambiental, à saúde, à educação e à cidadania, mediante uma ação conjunta escola/comunidade rural, visando formar cidadãos empenhados na defesa da sociedade e do meio ambiente.

Programa Mais Educação - O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação de jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
A educação que este programa quer evidenciar é integrar diferentes saberes, espaços educativos e pessoal da comunidade, conhecimentos, que pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã.

Programa Peteca - O Peteca objetiva sensibilizar a comunidade escolar (pais de alunos, estudantes e educadores) na Capital e no Interior para que ela, conhecendo a legislação brasileira e os prejuízos causados pela exploração do trabalho de crianças e adolescentes, venha a somar forças com as diversas entidades governamentais e não governamentais na prevenção e combate ao trabalho infantil no Ceará.
O Programa resulta da parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT), a Universidade Federal do Ceará-UFC (Pró-Reitoria de Extensão) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE).


0 comentários: