Identidade da Instituição

MISSÃO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ICAPUÍ

Garantir uma educação de boa qualidade, democrática e cidadã, formando crianças, jovens e adultos para o desenvolvimento de Icapuí.

VISÃO DE FUTURO

Ser um município de referência pelas práticas democráticas, elevado padrão de qualidade, eficiência e eficácia dos serviços educacionais.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

1 – UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À ESCOLA: Todas as crianças, jovens e adultos de Icapuí têm direito à escola pública e gratuita, tem vaga garantida a partir de 04 anos de idade sem limite de idade para o final, considerando os jovens e adultos não escolarizados que deverão ter também esse direito, em busca de erradicar o analfabetismo em todo o município.

2 – QUALIDADE DO ENSINO: A educação em Icapuí sonha e luta por um ensino de boa qualidade, onde as crianças, jovens e adultos permaneçam no sistema, sintam-se bem, acolhidos, respeitados e, principalmente, aprendam. E isso só acontecerá se forem garantidas as condições básicas de aprendizagem: material didático permanente, equipamentos, acompanhamento pedagógico, capacitação, criatividade e compromisso de todos.

3 – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO: Os profissionais da educação de Icapuí devem ter aperfeiçoamento permanente, para melhorar seu trabalho, refletir sobre sua prática e crescer ensinando e aprendendo, com a garantia de bons níveis salariais. Deve-se também garantir a profissionalização do magistério e a renovação do prazer de ensinar, da auto-estima e do prestígio dos docentes.

4 – AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: Todas as pessoas que compõem a escola e a comunidade são fundamentais no planejamento e na execução das atividades que acontecerão durante o ano letivo. Decidir juntos significa envolver e conquistar para o compromisso, distribuindo as tarefas, incentivando todos a participarem. A escola democrática é onde todos podem participar, ter poder de decisão e autonomia.

5 – PARCERIAS: Os recursos financeiros disponibilizados para a manutenção da educação são insuficientes. Por isso, devem-se buscar parcerias com entidades públicas, privadas e sociedade civil, para que se assegure a execução do Projeto Político Pedagógico da escola, bem como de ações complementares.

6 – HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES: Formulação de pactos pedagógicos de convivência democrática, onde sejam respeitadas as diferenças e estimuladas as relações interpessoais trabalhando o exercício da ética e tolerância.