quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO IRÁ REALIZAR A JORNADA PEDAGÓGICA DE 2011



 O Governo Municipal de Icapuí através da Secretaria Municipal da Educação abre neste dia 28 de Fevereiro as atividades letivas de 2011, com a participação de alunos e professores nas escolas. As atividades serão iniciadas com uma JORNADA PEDAGÓGICA, voltada desta feita não somente para os professores e equipe pedagógica. Inovando na realização destas atividades, a ações de abertura do ano e de recepção e acolhida dos alunos serão feitas de forma simultânea por meio da tradicional SEMANA PEDAGÓGICA e de uma nova ação, a AÇÃO MULTIDISCIPLINAR EDUCACIONAL (AME). 

Significa dizer que as aulas e atividades com alunos irão mesmo começar neste dia 28 de Fevereiro (segunda-feira) em todas as escolas de ensino fundamental, sendo que, neste dia, pais alunos deverão ir à escola onde seu filho está matriculado nos horários normais de aula e nos turnos correspondentes para entrarem em contato com professores e receberem as primeiras orientações acerca do ano letivo. Do dia 01 a 04 de Março, os alunos continuarão tendo atividades nas escolas, mas de forma diferente, como ações de esportes, artes, entretenimento, etc. no evento que está sendo chamado de AME ICAPUí como já explicado acima. Os detalhes sobre como isso vai acontecer serão dados no dia 28 de Fevereiro, próxima segunda em todas as escolas. 

Nos mesmos dias, de 01 a 04 de Março, os professores estarão no Centro de Educação Infantil Ângela Maria de Góis, no Centro, reunidos por escola para a elaboração do Plano de Ação de 2011. Com foco especial na elaboração do Projeto Político-Pedagógico das Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, a Semana pedagógica se encaminha no sentido que a as atividades possibilitem a construção de um plano claro de trabalho com metas definidas para serem perseguidas  e executadas no ano de 2011. A escola deve centrar-se na elaboração de propostas coletivas para a melhoria da aprendizagem e o enfrentamento dos desafios encontrados no ano anterior.

Ao mesmo tempo, a AME ICAPUÍ irá se realizar em três escolas municipais, EEF Raimunda Lacerda (Mutamba), EEF Prof. Mizinha (Centro) e EEF Prof. Carlota Tavares de Holanda (Ibicuitaba), com a participação do alunado do Ensino Fundamental. A Secretaria da Educação vai proporcionar transportes escolares para o deslocamento dos alunos para estas três escolas, alimentação, pessoal de suporte e segurança nos ônibus durante os trajetos, coordenadores escolares para acompanhar e apoair a realização das atividades nas escolas e outras provid~encias. Maiores detalhes sobre esse funcionamento serão dados pelos professores nmas escolas no primeiro dia, que é o dia 28/02 (segunda). Como já explicitado,esta atividade vai promover o intercâmbio integrando o esporte, a arte, o lazer e conhecimentos gerais, visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem durante a JORNADA PEDAGÓGICA 2011, beneficiando alunos da rede básica municipal de ensino de Icapuí e ampliando suas possibilidades de aprendizagem.

Por meio de tais momentos, esse esforço coletivo de profissionais do magistério e educadores em geral se insere como uma atividade integradora de planejamento educacional e de oferta de ações multidisciplinares nas escolas. Que todos se envolvam e dêem suas contribuições valorosas para a qualidade da nossa educação. Abaixo segue a programação prevista:

PROGRAMAÇÃO

Segunda (28/02) - 7h às 11h/13 às 17h
Abertura do ano com pais e comunidade, apresentação das turmas, dos professores, etc. realizado em cada escola de acordo com cada turno. Pais e alunos devem dirigir-se nesse dia às escolas onde seus filhos estão matriculados de acordo com o turno onde estudará.

Terça (01/03) 
8h às 12h/13h 30min às 16h 30 min –
Elaboração do PPP por cada escola/ Centros de Educação Infantil com professores e conselhos.
Local: CEI Ângela Maria de Góis

7h 30min às 10h 30min/ 13h 30min às 16h 30 min -
Execução da AME ICAPUÍ nas escolas
EEF Rda. Lacerda: 1º Ciclo (1º, 2º, 3º ano)
EEF Mizinha : 2º Ciclo (4º, 5º, 6º ano)
EEF Carlota Tavares: 3º Ciclo (7º, 8º, 9º ano)

Quarta (02/03)
8h às 12h/13h 30min às 16h 30 min –
Elaboração do PPP por cada escola/ Centros de Educação Infantil com professores e conselhos.
Local: CEI Ângela Maria de Góis

7h 30min às 10h 30min/ 13h 30min às 16h 30 min -
Execução da AME ICAPUÍ nas escolas
EEF Rda. Lacerda: 3º Ciclo (7º, 8º, 9º ano)
EEF Mizinha :1º Ciclo (1º, 2º, 3º ano)
EEF Carlota Tavares: 2º Ciclo (4º, 5º,6º ano)

Quinta (03/03)
8h às 12h/13h 30min às 16h 30 min -
Elaboração do PPP por cada escola/ Centros de Educação Infantil com professores e conselhos.
Local: CEI Ângela Maria de Góis

7h 30min às 10h 30min/ 13h 30min às 16h 30 min -
Execução da AME ICAPUÍ nas escolas
EEF Rda. Lacerda: 2º Ciclo (4º, 5º, 6º ano)
EEF Mizinha : 3º Ciclo (7º, 8º, 9º ano)
EEF Carlota Tavares: 1º Ciclo (1º, 2º, 3º ano)

Sexta (04/03) - 8h às 13h
Encerramento com palestrante e atividades culturais, a partir das 8h da manhã até as 13:00 h.
Local: Quadra Coberta da Escola Raimunda Lacerda Damião.
Participantes: Escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil


1 comentários:

Gostaria de saber quem serão os profissionais que irão coordenar as atividade do AME? Pois pelo que entedi essas atividades acontecerão paralelamente a SEMANA PEDAGÓGICA, e os professores estarão participando da elaboração do PPP. Por gentileza eexpliquem melhor a noticia.